Tuesday, January 27, 2015

Caelestia's 'Beneath the Abyss'


Caelestia (antes conhecida por ‘Me and Myself’) é uma banda Grega de death metal melódico com uma sonoridade progressiva, que nasceu em Atenas. Para um grupo que viu a luz do sol em Abril de 2012, o pouco tempo de existência é irrelevante. Esta entidade emite uma energia que nos faz abanar a cabeça com vontade, mas que impele também o ouvinte a prestar atenção aos diferentes elementos que vão aparecendo ao longo das músicas. Esta força vinda dos deuses do Monte Olimpo é formada pelos seguintes artistas: Dimi V (vocalista), Panos V (guitarra), Vassilis T (guitarra) e por Nik P (baixo e vocais). Depois de lançar o álbum de estreia ‘Last Wish’, o quarteto progressivo está de volta com um segundo trabalho chamado ‘Beneath Abyss’ que vai atacar os metalheads em 16 de Fevereiro de 2015.

A experiência de ‘Beneath Abyss’ é marcante pelos ritmos desenfreados, pela variação melódica, pela profundidade das batidas pesadas e pelo contraste entre o death metal e um estilo progressivo mais “clean”. O álbum é, sem dúvida alguma, uma ode potente ao panteão Grego. Não só pela potência instrumental, mas como também pelos ambientes épicos das composições musicais e pela progressividade das mesmas, esta peça revela-se como sendo um grande passo para a evolução da banda. Com ‘Beneath the Abyss’ os metaleiros Gregos Caelestia induzem todos aqueles que o ouvem num espectro de largo registo e marcam bem o seu estilo. Acima de tudo e apesar do género da banda ser o evidente death melódico progressivo, da obra ‘Beneath the Abyss’ podemos retirar um metal numa onda épica. Com um carácter forte e uma personalidade bem fincada, demonstram o porquê do metal Grego ser um movimento em constante crescimento.

Em ‘Beneath Abyss’ é possível ouvir um som que relembra bandas como Epica, Nightwish, Persefone, ArkovLies e outras do género. No entanto, tem um estilo muito próprio que separa a obra de comparações - seja nos instrumentais de pouca duração, nos features (vocalista principal Bjorn dos Soilwork; baterista Markus Freiwald dos Sodom; vocalista/guitarista Andrew Geo dos AlterSelf; baterista Kostas Savvidis dos Soulskinner e ex-Nightfall; baterista Nick Yngve dos W.E.B.), ou pelo facto de apresentarem um death metal melódico muito progressivo, com uma grande variedade de influências.

A música intitulada ‘Malleus Maleficarum “The Secret Cult”’ dá a entrada ao trabalho da banda de Atenas e é uma das batidas de excelente qualidade. A quarta composição destrutiva do álbum é ‘Blessing of tragedy’ e conta com a voz poderosa de Bjorn “Speed” Strid. O ritmo frenético desta música é de deixar os cabelos em pé. A faixa título é outra obrigatória a ouvir. Este som vale bem a pena pela melodia exótica e pela brutalidade. Sem dúvida que a presença de Andrew Geo é um ganho. Não vou falar de todas as faixas pois é preciso ouvir o álbum no seu todo para o conseguir apreciar devidamente.

Muitos são os pontos positivos nas contruções musicais dos Caelestia e o facto de tocarem num registo tão amplo como o progressivo é o principal ingrediente a não deixar o álbum esmorecer ou tornar-se enfadonho. Se não fosse a variação das melodias de ‘Beneath the Abyss’, este tornar-se-ia um pouco enfadonho. Mas tal não acontece e isso deve-se às estruturas das canções e às capacidades técnicas dos membros da banda. Dimitra V. está sempre no tom e a sua voz dá uma atmosfera de profundidade e beleza. As guitarradas de Panos V e Vassilis T são potentes e encaixam na perfeição na voz de Dimitra. Os berros de Nikos P. contribuem largamente para a exploração de variação vocálica e para dar um toque ainda mais death à música.

Para concluir devo dizer que fiquei muito satisfeito ao ouvir este poderio progressivo. Aconselho todos aqueles que gostam de ambientes repletos de variação musical e misturas de estilos a darem uma vista de olhos aos Caelestia. Se gostarem de Nightwish ou Epica, esta banda de certeza que vai ser do vosso agrado. Rock on \m/


One melee with the words, ideas and its paradoxes... albuns that are news, the reviews at "HeavyHardMetalmania.net", always with its watermark,  Pedro Ribeiro, with love for beer... sorry, music from an early age, he studied piano and singing from 7 to 14 years,  then, devoted himself to the study of the guitar for 5 years. "The wisdom is found in the extremes, all extreme Metal here!"

1 - Malleus Maleficarum "The Secret Cult"
02 - Gate of Shadows
03 - The Grand Sublimation (instrumental)
04 - Blessing of tragedy (feat Bjorn "Speed" Strid - Soilwork)
05 - Beneath Abyss (feat Andrew Geo - Alter Self)
06 - Mi Ultima Vida
07 - Secret Rite (feat Markus Freiwald - Sodom)
08 - Silent Despair (instrumental)
09 - Lake of Decay
10 - The Rise Of The Hidden Nature






No comments:

Post a Comment