Friday, May 29, 2009

Wacken Open Air




Estou a projectar uma viagem para o próximo ano numa auto-caravana a Wacken na Alemanha, em princípio quatro portugueses aficionados do heavy metal marcarão presença no mais conceituado festival do género do mundo.
Iremos em família,este é um sonho que acalento há alguns anos e que penso realizar. "A Meca dos apreciadores de heavy metal".
Na viagem constará paragens em Espanha, França e a visita de tudo o que seja pontos de diversão, esta será de carácter lúdico já que todos comungamos de igual forma no que respeita a diversão e principalmente na constante que no une, a musica.
Durante 362 dias do ano, Wacken é um pequeno povoado no estado de Schleswig-Holstein, norte da Alemanha, habitada por cerca de 2000 pessoas. Durante três dias em Agosto esse número eleva-se para mais de 30 mil! Porquê? O “Wacken Open Air”, o mais conceituado festival de heavy metal da Europa, que anualmente atrai milhares de fãs do género de todo o mundo, sedentos por uma maratona de bandas, das mais diversas vertentes do metal. Encontra-se lá pessoas das mais diversas nacionalidades: alemães, italianos, espanhóis, portugueses, franceses, japoneses, americanos, mexicanos, brasileiros, etc.
A primeira edição ocorreu em 1990, quando era apenas um pequeno festival como tantos outros para bandas locais, com capacidade para pouco mais de 1000 pessoas. Os anos passaram, o evento foi crescendo, e em 1998 tornou-se o maior festival no calendário metálico europeu e teve mais de 70 bandas de toda a Europa, América do Norte e Austrália. Em 2006 o festival teve bilheteira esgotada pela primeira vez em 17 anos, o que confirma o facto do nome “Wacken Open Air” ter-se tornado sinónimo de heavy metal.
A estrutura do evento fornece aos headbangers tudo o que precisam: estacionamento, campismo (inclusive uma área para deficientes físicos), segurança, bombeiros, postos médicos, banheiros químicos e chuveiros, comidas e bebidas diversas, merchandise oficial do festival e das bandas, além de outros tipos de “souvenirs”. Há um campo de futebol para quem quiser jogar futebol e até um karaoke no “Headbanger’s Ballroom” e é diversão garantida para quem se arrisca com o microfone.
O Wacken Open Air também possui uma área para o “Meet and Greet”, onde são realizados, diariamente, encontros das bandas com seus fãs, que têm a oportunidade de pedir autógrafos, tirar fotos e falar com os seus músicos favoritos.
Há quatro palcos para shows no Wacken: o “Black Metal Stage”, o “True Metal Stage” e o “Party Stage” são os maiores, onde acontecem os principais espectáculos do festival, o “W.E.T. Stage” recebe as bandas mais underground e também o “Metal Battle”, uma competição onde bandas de diversos países concorrem a um contrato com a Armageddon Music, do grupo ICS-WOA. Todos os palcos têm concertos a partir das 11 horas da manhã e, dessa forma, há sempre uma banda para assistir-se, já que a programação é seguida à risca: quando um concerto termina, outro já está a iniciar, além daqueles que acontecem no mesmo horário e em palcos diferentes. Dessa forma, não faltam opções aos presentes.
Muitas bandas escolhem a ocasião de tocarem no Wacken para gravarem seus álbuns ao vivo. O Wacken é um festival muito estimado tanto por fãs quanto pelas bandas, e já foi palco para a reunião de muitas delas.
Em 1990, foram 1000 pessoas. Em 2006, foram 62 mil! Os números dizem-nos que o "Wacken Open Air" é um dos festivais mais aguardados pelo público, pelas bandas e pelos media especializados. O “Wacken Open Air” reúne o que há de melhor do heavy metal: grandes bandas (em quantidade e qualidade), óptimo público e acima de tudo, a diversão que todos procuram num festival.
O maior festival de heavy Metal português, o Steel Warriors' Rebellion Barroselas Metalfest, que este ano teve a sua 12ª edição, está-se a tornar um caso muito sério na rota dos mais conceituados festivais do género.

No comments:

Post a Comment